quarta-feira, maio 12, 2010

Marcha contra a homofobia 2010



Celebra-se hoje o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia. Com efeito, foi a 17 de Maio de 1990 que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde decidiu retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Sendo este um marco muito importante na defesa dos direitos LGBT, importa lembrar esta data e apelar a que ela seja reconhecida formalmente a nível nacional.
No Portugal de 2010 espera-se uma lei de casamento civil para todos/as. A Constituição proíbe discriminar com base na orientação sexual. Existe reconhecimento jurídico das uniões de facto e protecção legal face a situações de discriminação laboral e violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo. Os crimes de ódio contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transgénero têm uma pena agravada. A idade de consentimento para relações entre pessoas do mesmo sexo e de sexo diferente é a mesma.
Hoje queremos celebrar estes passos a caminho de uma sociedade mais justa para tod@s.
Mas hoje queremos também recordar que, no Portugal de 2010, há ainda muito caminho a percorrer na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género.
A lei perpetua a exclusão de casais de pessoas do mesmo sexo no que se refere à adopção e tarda em reconhecer formas de coparentalidade. Mulheres solteiras e mulheres lésbicas estão impedidas de aceder a técnicas de procriação medicamente assistida. A lei das uniões de facto, que deveria proteger todas as pessoas que optam pelo regime de coabitação, continua por regulamentar. Permanece ausente uma lei de identidade de género que proteja pessoas transgénero e transexuais.
Boatos, anedotas, mexericos e controlo social insistem em contrariar o direito à felicidade. Existe violência psicológica e física exercida sobre pessoas LGBT, como o demonstram os casos de bullying nas escolas ou os ataques e assaltos em determinados pontos do país. Escasseiam exemplos positivos de promoção e respeito pela diversidade sexual como valor humano.
Queremos ainda lembrar que, pelo mundo fora, existem 7 países em que a homossexualidade é punida com pena capital e que em 93 países qualquer pessoa pode ser julgada e punida com multa ou prisão por ser lésbica, gay, bissexual ou transgénero.
Para muitas pessoas, tu podes fazer a diferença. É a ti, também, que compete dar uma resposta, derrubar muros, combater a ignorância, promover a igualdade e o respeito.
Não faças de conta que não sabes. Não faças de conta que nada disto de afecta. Não compactues, não silencies, não encolhas os ombros.
Celebra-se hoje o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia porque, ao teu lado, há quem viva a discriminação todos os dias, mesmo que num silêncio imposto pelo medo, pela solidão ou pela vergonha. Por isso, importa sair à rua, olhar nos olhos, ocupar o espaço.
Faz da tua cidadania uma bandeira contra a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia.
Por ti, por tod@s. E junta a tua voz a quem exige:
Mais cidadania, menos homofobia e transfobia!


12 comentários:

Labs... disse...

Este foi o nosso testemunho para o evento:

Grupo Maravillati

Nós vamos à Marcha, não para dizer o que somos, que ninguém tem nada que saber, pois ninguém anda por aí a dizer que é hetero, mas vamos porque somos diferentes e no entanto, iguais. Sabemos amar e ser amados, temos dois braços e duas pernas e uma cabeça funcional e mentalmente equilibrada e não queremos ser discriminados porque alguém se lembrou, um dia, de dizer que "era errado amar alguém do mesmo sexo!".
Vamos porque queremos dar as mãos e poder beijar, sem ter que ouvir dizeres discriminatórios ou ameaças à integridade física. Queremos ir a uma discoteca e não sermos expulsos porque beijamos alguém do mesmo sexo. Vamos porque queremos não ter que ter vergonha para lidar com o medo de quem desconhece o que é a realidade e o mundo do século XXI.
Não queremos nada de mais, nem protagonismo, nem sobrevalorização. Queremos é um plano de igualdade! É assim tão difícil?
Em nome do Grupo Maravillati, espero que seja um evento muito apoiado e que tenha o maior sucesso! As nossas felicitações pela organização deste evento.
Dia 17 de Maio lá estaremos.

Rui, Grupo Maravillati

Labs... disse...

Caríssimos Maravillati,

Alguns membros pediram-me explicações sobre o testemunho acima, ao que passo a explicar:

1 - Nunca foi amplamente discutido (ou sequer discutido) que o Grupo fosse desfilar na Marcha. Foi dito que íamos à Marcha, que íamos comparecer, nunca desfilar. Depois iríamos aos restantes momentos do evento, nomeadamente à Festa no Bigorna. Nunca fomos um grupo de activistas, sempre fomos um grupo de amigos. No entanto, tal não deixou de motivar que alguns de nós fossem desfilar, no entanto, espera-se que a decisão dos restantes que não foram, seja respeitada e não seja entendida falsamente como forma de hipocrisia.

2 - O post no site da Marcha não pretendia dar mais visibilidade informática a nenhum membro do nosso Grupo, ou a qualquer um dos 86 amigos do Hi5 ou mesmo a 176 do Facebook. De notar que muitos membros encontram-se até já inscritos em páginas "temáticas" como Marcha do Orgulho LGBT, 17 de Maio - Marcha Contra a Homofobia e Transfobia @ Coimbra, Tenho orgulho em viver num país que promove a igualdade!, tendo lá a sua própria foto...

3 - O post do testemunho veio no seguimento de alguns membros terem falado que iriam comparecer na Marcha, na sequência de anteriores reuniões sobre o ALLOVE FESTIVAL, ao que alguns membros faltaram, por diversos motivos e por conseguinte, obviamente desconheciam as intenções dos restantes.

4 - Não querendo agravar o protagonismo dos que surgem nas diversas páginas do Facebook, ou que desfilaram na Marcha e apareceram em fotos, videos, reportagens e demais terceiros presentes no local da Marcha, ao qual foram de livre vontade, entendi, preventivamente, suspender o visionamento do video Maravillati, até que seja entendido as demais opiniões de todos e se faça respeitar a opinião de cada um.

5 - O nosso Blog já foi visto por perto de 1300 pessoas, nacionalmente e internacionalmente. Foi difundido nacionalmente por ocasião do ALLOVE FESTIVAL e serviu de plataforma para a promoção do evento. Neste momento importa lançar para a discussão de todos o seguinte:

a) Quem pretende continuar a fazer parte do Grupo?

b) Qual o destino a dar ao blog, visto que assume ser hoje um espaço de responsabilidade mais elevada e não uma simples brincadeira, que motivou a sua origem, e por consequência, tem hoje mais visibilidade? É para apagar, sim ou não?

c) Como proceder quando os membros não respondem às solicitações, na hora de tomar decisões de Grupo?

São tudo questões que surgem no contexto de um post de apoio na luta contra a homofobia, em que alguns membros se acharam desconsiderados porque haviam de ter dado autorização para o texto acima. Essas mesmas questões já tinham surgido aquando da organização do Allove Festival, ao qual nos debatemos com inúmeras dificuldades sobre os problemas levantados.

Da minha parte, e pessoalmente falando, não fiz nada gravoso, de forma a que eu sozinho não pudesse decidir em dar tal testemunho, visto continuar a ser um verdadeiro motor e impulsionador do Grupo, para toda e qualquer actividade que surgiu ou venha a surgir, e tenho trabalhado sempre para o bem estar do Grupo.

Mas como respeito a decisão colectiva, tirei o video preventivamente e aguardo, com ansiedade e para breve, as decisões que venhamos a tomar, para que situações destas de desagrado entre membros não se venham a repetir.

Cumprimentos Maravillati

bacardi_boy disse...

Só acho que o grupo não é nenhum grupo formal ou informal, é apenas um grupo de amigos, e que devia manter o espírito inicial! Afinal, querer "institucionalizar", ou dar uma importância maior àquilo que não passa de uma brincadeira, pode ter os seus contras, como o que aconteceu.

As pessoas quando se juntam a algo, têm todo o direito a saber o que aquilo é, e qual o seu rumo... não é que eu tenha achado demasiadamente gravoso o que aconteceu, de todo. Mas houve pessoas que se sentiram lesadas, com todo o direito. Já que, quando se fala em nome desse grupo, convém que todos estejam cientes do que está presente... Até porque não há hierarquias entre amigos (julgo!). E de todo, alguém pensou que se iria passar o que se passou, no entanto, alguns dão demasiada importância a isso..
A questão não é a permanência ou não das pessoas no grupo, porque isso seria infantil e é algo que eu acho contra-producente do espírito inicial, porque começámos por ser meramente um bom grupo de bons amigos! Mas sim, o problema está no se falar em nome de um colectivo, sem se consultar os restantes membros, sem se ter um cargo para isso, sem se ter sequer permissão para o fazer no colectivo.

Agora, Rui, se a tua intenção era participar no desfile ou na marcha, podes muito bem manifestar esse teu desejo! Envolveres pessoas de um grupo sem o consentimento dessas pessoas, é que eu vejo que está errado! E colocares a mensagem que colocaste, foi um acto de activismo (sem consentimento).

Quanto ao destino do blog, é dar o mesmo destino que se deu até hoje, penso.

Quanto ao como proceder quando os membros não respondem às solicitações, na hora de tomar decisões de grupo, só respondo, que todos nós temos as nossas actividades, e em nunca o se estar menos ou mais ocupados, o dar mais "importância" ou menos ao grupo, deve ser factor de exclusão na tomada de decisões, em nome de um colectivo. Há pessoas mais ocupadas que outras.

E por último, acho que não é um espaço público que deve servir como plataforma de discussão destes assuntos, só o faço por não estar em Coimbra, mas não queria deixar de comentar a minha opinião, porque são assuntos sensíveis, não da importância que podem ter ou não ter, mas porque no fundo estamos a falar de um mero grupo de amigos.. Colocar em causa a amizade (base do grupo), é algo que não compreendo. E a sinceridade vê-se cara a cara. ;)

Alongar mais na discussão é dar demasiadamente importância a algo que não é racional (a dinâmica das amizades).

Labs... disse...

Pedro,

Percebeste mal. Eu e mais pessoal não éramos para desfilar e o post acima não indica também nada disso. Refere "marcar presença". Nada mais... Os que foram, foram de livre vontade e bem hajam por isso.

O que algum pessoal não está a perceber é que para poder levar a cabo certas actividades a que ja me dispus, por vezes temos que ser responsáveis, e aí não entra a parte da "brincadeira", como sugeres que foi o motivo de criar isto.

Quanto às solicitações, se for como as que foram para o festival... Ainda agora estava à espera de ir para o Algarve, até perceber quem dá autorização a quê... Porque há pessoal que nem sequer "responde" entre outros factores. Não cabe a mim apurar motivos, mas ao fim de semanas é esquisito.

Por último, escolhi o blog para discutir isto porque o pessoal nunca está junto e toda gente tem que saber o que se discute no momento.

A questão agora prende-se... O blog cada vez é mais visto. Se existe o problema da "exposição" atribuída meramente ao blog (e não vou falar de facebooks e das páginas a que nos associamos, somos livres!), ou se bloqueia, ou se apaga ou tem-se que arranjar solução e que todos concordem, como medida de grupo.

Depois do festval, de se ter tomado uma iniciativa, de se assinar contratos no valor de 1200 euros e dar a cara pelo grupo, com reuniões de accionistas e transacções bancárias, acho que é um bom exemplo para entendermos se queremos "brincar" mais no futuro ou manter isto como apenas um sitio para postar videos youtube... Porque o esforço que alguns desenvolveram para o bem estar de todos ainda não foi bem reconhecido..

Ainda assim, todos amigos na boa, como é óbvio!

Abraço

Zo disse...

Vocês devem estar a gozar.

Pelo amor de Deus isto é UM BLOG de AMIGOS! Não é a SONAE.

Labs... disse...

Não Zo, antes estivesse... Por mim era na boa, mas assim... LOL!

Labs... disse...

LOL lembrei-me agora... Isto quase que é o Blog de Schindler! Todos curtem mas ninguém quer aparecer! xD

Zo disse...

Bem, Vamos é parar com estes picanços desnecessários. Isto não passa tudo de uma grande parvoíce.

Ah Babe Tomei a liberdade de apagar alguns links pelo que achei que não fossem apropriados ao nosso blog :)

Anónimo disse...

A minha opinião é simples, como ja tinha dito em conversa com o Labs

Resumindo:
Isto é um grupo de amigos que simplesmente criou um nome e um blog... não é uma instituição de que tipo for. Tentar fazer dos maravillati mais que isso julgo que não é algo que muitos pretendam. Daí vem um pouco a celeuma que se criou aqui, visto que o labs se dirigiu em nome do nosso grupo (o conteúdo nada importa, na minha opinião), quando isto não é mais que a soma das suas partes.. não há líder, não há reuniões para se tomar decisões como se isto fosse uma instituição, nem há vós de grupo.

Acho que não se justifica darmos cabo do que quer que seja, só acho que devíamos voltar as bases, e, se quisermos tomar alguma decisão em grupo, que haja unanimidade primeiro, por muito fodido que seja conseguir isso.


Adeshkahn

Labs... disse...

LOL! O labs diz que não volta a acontecer, e com toda a precedência que venha a ocorrer =)

Labs... disse...

Alguém se voluntaria para gerir e fazer a manutenção das contas e-mail, msn, facebook, hi5?

Zo disse...

Babe caso alguém queira usufruir de algumas dessas contas acho que toda a gente sabe a password e o endereço. beijinhos